Joan Miró
ATIVIDADES DA ESCOLA
A transmissão da psicanálise na Escola articula-se pela via da transferência de trabalho com a produção de seus membros. Lacan criou um dispositivo denominado Cartel, que funciona na forma de pequenos grupos. Eles trabalham ao redor de determinados temas e são compostos por no mínimo 03 pessoas e no máximo 05, tendo MAIS UM como alavanca para fazer fluir a produção dos trabalhos.
Cartéis em funcionamento:
• Cartel de Maternidade: Alane Amaral, Juliana Aragão, Pedro Cerqueira e Carol (+1).
• Cartel de Introdução à Topologia: Maria Carolina Marques, Gabriela Malta, Marlene e Lara+1.
• Cartel de Topologia I: Paula Quintella, Juliana Aragão, Lara Mafra, Arary Galvão, Marina Texeira, Emily Carvalho (+1).
• Cartel de Topologia II: Taciana, Marília, Lara, Eduarda, Humberto e Pedro (+1).
• Cartel da Escola de Lacan: Paula Quintella, Emily Carvalho, Maria Carolina Marques e Taciana Vasconcellos (+1).
• Cartel “O estatuto epistemológico da psicanálise”: Emily Carvalho, Taciana Vasconcellos, Pedro Vasconcellos, Mário Pessoa, Arary Galvão, Lara Mafra (+1).
• Cartel “Engrenagem dos cortes conceituais da trajetória Freud-lacaniana”: Lara Mafra, Taciana Vasconcellos, Maria Eduarda Mafra, Marilia Mafra, Humberto Melo e Pedro Vasconcellos (+1).
• Cartel de formação I: Vania, Anamélia, Jeanine, Taciana (+1).
• Cartel de formação II: André, Tainá, Mariana Marza, Vivien e Lara (+1).
• Cartel de formação III: Yan, Luciana, Carla, Alane (+1).
• Cartel de formação IV: Jane, Antônio, Thiago, Quitéria e Gabriela (+1).
• Cartel de Intervenção Precoce: Juliana, Gesiane, Mariana Bispo, Vilna, Marina e Carol (+1).
• Cartel de Psicoses: Mariana Marza, Thiago Duarte, Tainá, Maria Carolina e Emily (+1).
Esta atividade cumpre o compromisso com as letras de Freud e Lacan, estabelecendo como exigência perene o trabalho de estudo dessas obras.
Acompanhar os sistemas de pensamento de Freud e Lacan conduz ao encontro com um circuito vastíssimo de elementos intelectuais em diversos campos do conhecimento e da cultura. Daí decorre o envolvimento com o estudo e a discussão frequentes de elementos apontados nessas obras e também com elementos das produções contemporâneas.
Lacan: O Seminário 5 – As formações do inconsciente.
Coordenação: Gabriela Malta.
18h30 às segundas.
Lacan: O Seminário 2 – O eu na teoria de Freud
Coordenação: Pedro Cerqueira.
19h30 às segundas.
Interpretação dos Sonhos
Coordenação: Marlene Ferreira.
20h30 às segundas.
Lacan: O Seminário 4 – A relação de objeto.
Coordenação: Lara Mafra.
18h às terças.
Clínica Psicanalítica
Coordenação: Gabriela Malta.
19h às terças.
O conceito de pulsão
Coordenação: Marília Mafra.
19h às terças.
O autismo na psicanálise
Coordenação: Gesiane Gomes.
14h às quartas.
Psicanálise com crianças
Coordenação: Gesiane Gomes.
15h às quartas.
Freud: Conferências Introdutórias à Psicanálise
Coordenação: Juliana Aragão.
17h às quartas.
Leitura cronológica das Obras de Freud
Coordenação: Alane Amaral.
18h às quartas.
Estruturas do sujeito
Coordenação: Emily Carvalho.
19h às quartas, quinzenalmente.
Medicalização da infância
Coordenação: Mariana Bispo.
16h às quintas.
A constituição do sujeito
Coordenação: Marina Teixeira.
17h às quintas.
Psicopatologia da vida cotidiana
Coordenação: Arary Galvão.
17h às quintas.
História da Psicanálise
Coordenação: Lara Mafra.
18h às quintas.
Seminário de Antropologia: História e Principais Escolas
Mensal - Terças às 20h - Coordenação: Vânia Fialho
Seminário de Introdução à Psicanálise
Quinzenal - Quartas às 20h - Coordenação: Analistas Membros da Escola
Seminário de Introdução à Letra de Lacan
Quinzenal - terças às 20h - Coordenação: Maria Carolina Marques
Seminário do Seminário: O Seminário 8 - A Transferência
Coordenação: Paula Quintella.
18h às quartas.
Seminário do Seminário: O Seminário 11 – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise
Coordenação: Emily Carvalho.
19h quinzenalmente às quartas.
Seminário do Seminário: Seminário 7 - A Ética da Psicanálise
Coordenação: Taciana Mafra.
20h às quintas.
Seminário do Seminário: O Seminário 17 – O avesso da psicanálise.
Coordenação: Maria Carolina Marques.
10h às sextas.
Seminário do Seminário: Seminário 23 - O Sinthoma
Coordenação: Taciana Mafra.
11h às sextas.
Seminários de Psicanálise
Mensal - Quartas às 20h - Coordenado por um membro da Escola a cada encontro.
Seminário de Filosofia: Pelas Veredas da Filosofia
Semanal - Quintas às 19h - Coordenação: Arary Oliveira
Seminário de História: Mitologias na História
Semanal - Quintas às 21h - Coordenação: Pedro Vasconcellos
Espaço de debate, aberto para todos os membros. Instante para uma interlocução pontual sobre as questões contingentes do trabalho com a doutrina freud-lacaniana no cotidiano da Escola.
Evento anual onde se efetiva a interlocução dos membros do Toro numa convergência de encontro das produções do período. Aporte para a coleção dos textos de Antígona.
Evento anual que desenvolve uma discussão temática extensa sobre um tema da Psicanálise que contempla nosso interesse em definir um espaço para o encontro com colegas de outras instituições e de outras localidades. O texto resultante do evento será registrado em publicação específica, o ECO.
Evento bimestral no qual o Toro - Escola de Psicanálise recebe interlocutores de outros campos do saber e da arte para um debate que sublinha o interesse e o compromisso com a cultura, o laço social e a política.
O sublime mistério que suspende o sujeito diante do esplendor do objeto artístico evoca a definição lacaniana desse objeto: “o objeto de arte é o objeto elevado à categoria da coisa”. Das Ding, como chamou Freud em “Projeto para uma psicologia científica”, “a Coisa” supostamente perdida e que, no entanto, jamais existiu, exceto como referência para a falta constitutiva do humano.
Contudo, é a partir dessa ex-sistencia que se dá a criação humana ex nihilo, de maneira particular a criação artística, que estabelece a subversão do tempo.
Encontrar na arte elementos que propiciam ampliações para as articulações da Psicanálise foi um caminho apontado por Freud desde os primórdios de suas construções. Lacan sublinha o caminho do cinema mostrando-nos a extrema utilidade de suas metáforas e o da música como representante da complexidade da pulsão invocante. Nestas atividades, membros do Toro e seus convidados assistem e debatem filmes e escutam obras da música de concerto, apresentados por algum estudioso e mediador.