ATIVIDADES

Joan Miró

ATIVIDADES DA ESCOLA

A transmissão da psicanálise na Escola articula-se pela via da transferência de trabalho com a produção de seus membros. Lacan criou um dispositivo denominado Cartel, que funciona na forma de pequenos grupos. Eles trabalham ao redor de determinados temas e são compostos por no mínimo 03 pessoas e no máximo 05, tendo MAIS UM como alavanca para fazer fluir a produção dos trabalhos.

Cartéis em funcionamento:

•  Cartel de Maternidade: Alane Amaral, Juliana Aragão, Pedro Cerqueira e Carol (+1).

•  Cartel de Introdução à Topologia: Maria Carolina Marques, Gabriela Malta, Marlene e Lara+1.

•  Cartel de Topologia I: Paula Quintella, Juliana Aragão, Lara Mafra, Arary Galvão, Marina Texeira, Emily Carvalho (+1).

• Cartel de Topologia II: Taciana, Marília, Lara, Eduarda, Humberto e Pedro (+1).

• Cartel da Escola de Lacan: Paula Quintella, Emily Carvalho, Maria Carolina Marques e Taciana Vasconcellos (+1).

• Cartel “O estatuto epistemológico da psicanálise”: Emily Carvalho, Taciana Vasconcellos, Pedro Vasconcellos, Mário Pessoa, Arary Galvão, Lara Mafra (+1).

• Cartel “Engrenagem dos cortes conceituais da trajetória Freud-lacaniana”: Lara Mafra, Taciana Vasconcellos, Maria Eduarda Mafra, Marilia Mafra, Humberto Melo e Pedro Vasconcellos (+1).

• Cartel de formação I: Vania, Anamélia, Jeanine, Taciana (+1).

• Cartel de formação II: André, Tainá, Mariana Marza,  Vivien e Lara (+1).

• Cartel de formação III: Yan, Luciana, Carla, Alane (+1).

• Cartel de formação IV: Jane, Antônio, Thiago, Quitéria e Gabriela (+1).

• Cartel de Intervenção Precoce: Juliana, Gesiane, Mariana Bispo, Vilna, Marina e Carol (+1).

• Cartel de Psicoses: Mariana Marza, Thiago Duarte, Tainá, Maria Carolina e Emily (+1).

Esta atividade cumpre o compromisso com as letras de Freud e Lacan, estabelecendo como exigência perene o trabalho de estudo dessas obras.

Acompanhar os sistemas de pensamento de Freud e Lacan conduz ao encontro com um circuito vastíssimo de elementos intelectuais em diversos campos do conhecimento e da cultura. Daí decorre o envolvimento com o estudo e a discussão frequentes de elementos apontados nessas obras e também com elementos das produções contemporâneas.

Psicanálise e autismo

Coordenação: Gesiane Gomes.
14h às segundas.

Psicanálise com crianças

Coordenação: Gesiane Gomes.
15h às segundas.

Lacan: O Seminário 2 – O eu na teoria de Freud

Coordenação: Pedro Cerqueira.
19h às segundas.

Interpretação dos Sonhos

Coordenação: Marlene Ferreira.
21h às segundas.

Lacan: O Seminário 4 – A relação de objeto.

Coordenação: Lara Mafra.
18h às terças.

Lacan: O Seminário 5 – As formações do inconsciente.

Coordenação: Gabriela Malta.
18h às terças.

Clínica Psicanalítica

Coordenação: Gabriela Malta.
19h às terças.

Freud: Conferências Introdutórias à Psicanálise

Coordenação: Juliana Aragão.
17h às quartas.

Leitura cronológica das Obras de Freud

Coordenação: Alane Amaral.
18h às quartas.

Estruturas do sujeito

Coordenação: Emily Carvalho.

19h às quartas, quinzenalmente.

Psicopatologia da vida cotidiana

Coordenação: Arary Galvão.
17h às quintas.

História da Psicanálise

Coordenação: Lara Mafra.
18h às quintas.

 

Seminário de Antropologia: História e Principais Escolas

Quinzenal - Terças às 21h - Coordenação: Vânia Fialho

Introdução à Psicanálise

Quinzenal - Quartas às 20h - Coordenação: Analistas Membros da Escola

Seminário do Seminário: O Seminário 8 - A Transferência

Coordenação: Paula Quintella.
18h às quartas.

Seminário do Seminário: O Seminário 11 – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise

Coordenação: Emily Carvalho.
19h quinzenalmente às quartas.

Seminário do Seminário: Seminário 7 - A Ética da Psicanálise

Coordenação: Taciana Mafra.
20h às quintas.

Seminário do Seminário: O Seminário 17 – O avesso da psicanálise.

Coordenação: Maria Carolina Marques.
10h às sextas.

Seminário do Seminário: Seminário 23 - O Sinthoma

Coordenação: Taciana Mafra.
11h às sextas.

Seminários de Psicanálise

Quinzenal - Quartas às 20h - Coordenado por um membro da Escola a cada encontro.

Seminário de Filosofia: Pelas Veredas da Filosofia

Semanal - Quintas às 19h - Coordenação: Arary Oliveira

Seminário de História: Mitologias na História

Semanal - Quintas às 21h - Coordenação: Pedro Vasconcellos

 

Espaço de debate, aberto para todos os membros. Instante para uma interlocução pontual sobre as questões contingentes do trabalho com a doutrina freud-lacaniana no cotidiano da Escola.

Evento anual onde se efetiva a interlocução dos membros do Toro numa convergência de encontro das produções do período. Aporte para a coleção dos textos de Antígona.

 

Evento anual que desenvolve uma discussão temática extensa sobre um tema da Psicanálise que contempla nosso interesse em definir um espaço para o encontro com colegas de outras instituições e de outras localidades. O texto resultante do evento será registrado em publicação específica, o ECO.

Evento bimestral no qual o Toro - Escola de Psicanálise recebe interlocutores de outros campos do saber e da arte para um debate que sublinha o interesse e o compromisso com a cultura, o laço social e a política.

O sublime mistério que suspende o sujeito diante do esplendor do objeto artístico evoca a definição lacaniana desse objeto: “o objeto de arte é o objeto elevado à categoria da coisa”. Das Ding, como chamou Freud em “Projeto para uma psicologia científica”, “a Coisa” supostamente perdida e que, no entanto, jamais existiu, exceto como referência para a falta constitutiva do humano.

Contudo, é a partir dessa ex-sistencia que se dá a criação humana ex nihilo, de maneira particular a criação artística, que estabelece a subversão do tempo.

Encontrar na arte elementos que propiciam ampliações para as articulações da Psicanálise foi um caminho apontado por Freud desde os primórdios de suas construções. Lacan sublinha o caminho do cinema mostrando-nos a extrema utilidade de suas metáforas e o da música como representante da complexidade da pulsão invocante. Nestas atividades, membros do Toro e seus convidados assistem e debatem filmes e escutam obras da música de concerto, apresentados por algum estudioso e mediador.